Arquiteto
Frank Lloyd Wright (1867-1959) nasceu em Richland Center, Wisconsin, em 8 de junho de 1867, o filho de William Carey Wright, um pregador e músico, e Anna Lloyd Jones, um professor cuja grande família Welsh tinha resolvido o vale área perto de Spring Green, Wisconsin. Sua infância foi nômade como seu pai viajou de uma posição do ministério para outro, em Rhode Island, Iowa, Massachusetts e, antes de se estabelecer em Madison, Wisconsin em 1878.
Antes de se tornar um dos maiores arquitetos de todos os tempos, ele estudou engenharia e, faltando poucas semanas para sua graduação, abandonou o curso e em 1888 conseguiu emprego de projetista na Adler & Sullivan onde trabalhou por seis anos com Louis Sullivan, da Escola de Chicago, um dos pioneiros em arranha-céus. Aos 22 anos, casou-se com Catherine Tobin, com quem teve seis filhos, e construiu uma casa no subúrbio de Chicago, que ficou conhecida como Casa e Estúdio de Frank Lloyd Wright. Tornou-se a figura chave da arquitetura orgânica, exemplificada pela Casa da Cascata, um desdobramento da arquitetura moderna que se contrapunha ao International style europeu
Wright defendia que o projeto deve ser individual, de acordo com a localização e finalidade. Dizia que "a forma e a função são uma só". Seus principais trabalhos foram a casa Kaufmann ou Casa da Cascata, considerada a residência moderna mais famosa do mundo. Também fez a sede do Museu Guggenhein em Nova York.
Frank Lloyd Wright visitou o Brasil em 1931. Permanece três semanas no Rio de Janeiro e publicou, em diversos jornais cariocas, artigos em prol da nova arquitetura.
Wright escreveu vinte livros, muitos artigos, era um palestrante popular nos Estados Unidos e Europa e grandemente reconhecido ainda em vida. Taliesin East. O Instituto Americano de Arquitetos postumamente conferiu a Wright em 1991 o título de "maior arquiteto americano de todos os tempos".2
A trajetória