arquiteto
TÍTULO
ALUNOS
Nº ENSAIO
DATA
TURMA
1. OBJETIVOS
Este ensaio visa determinar a composição granulométrica, o módulo de finura e a dimensão máxima característica de agregados para produção de concreto (NBR 7217).
2. ASPECTOS TEÓRICOS
Os aspectos teóricos devem ser enunciados de acordo com o que é significativo para o desenvolvimento do ensaio. É importante ressaltar os conceitos básicos, a classificação dos materiais analisados, bem como suas aplicações e o uso de normas técnicas.
3. ASPECTOS EXPERIMENTAIS
Devem ser brevemente descritas os materiais utilizados e todas as atividades experimentais adotadas para a análise do material. Sendo que, precisam ser relacionadas com os dados obtidos e os detalhes de execução experimental.
4. DADOS EXPERIMENTAIS
Neste item devem ser transcritas as informações registradas na FOLHA DE DADOS do ensaio executado.
5. CÁLCULOS
Módulo de finura
MF =Soma das porcentagens retidas acumuladas em massa
MF = (0+5,98+51,10+77,82+94,55+98,48)/100 = 3,28
Classificação de Duff-Abrams
Assim, sabendo que a amostra possui módulo de finura igual a 3,28, (vide cálculo a cima), a mesma pode ser classificada de acordo com Duff-Abrams em areia grossa (graúda).
Dimensão Máxima Característica
A dimensão máxima característica está associada à distribuição granulométrica do agregado, correspondente à abertura de malha quadrada, em mm, das peneiras listadas acima, à qual corresponde uma percentagem retida acumulada igual a ou imediatamente inferior a 5% em massa.
Assim, de acordo com os dados apresentados na tabela de dados experimentais, a peneira 2,4 cujo material acumulado retido corresponde a 5,98%, determina a dimensão máxima característica do agregado igual a 2,4 mm.
Percentual de Perdas
Sabendo que a massa inicial da amostra era de 1.000,50g, e que a massa final é igual à 1.000,00 (soma das massa peneiradas).
Cálculo:
% = [ (massa inicial – massa final)