arquiteto
CENTRO POLITÉCNICO
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA IV
OBRA: QUADRO DA ARQUITETURA NO BRASIL
AUTOR: NESTOR GOULART REIS FILHO
RESUMO: CAPITULOS 3 E 4
NOME: SABRINA DE VASCONCELOS VIEIRA
PROFESSORA: LAURA ZAMBRANO
17 DE abril de 2012
1. A implantação da arquitetura no século XIX
1800-1850
Até o século XIX predominavam as tradições arquitetônicas e urbanísticas do período colonial, mas novos esquemas de implantação estavam surgindo, o Brasil estava se adaptando as condições do mundo contemporâneo.
Em função da existência do trabalho escravo, se mantinham as formas de uso da habitação, e suas técnicas construtivas. As edificações do século XIX avançavam sobre os limites laterais e sobre o alinhamento das ruas, assim como as casas coloniais, havia simplicidade nos esquemas, suas paredes grossas, alcovas e corredores, telhados elementares e balcões de ferro batido.
As primeiras transformações se apresentaram de forma discreta, a Academia Imperial de Belas Artes e a Missão Cultural Frances teve grande influência na adoção de padrões menos rígidos, difundindo a arquitetura neoclássica. Novos elementos foram adotados, como escadarias, colunas e frontões de pedra, desse modo ostentando um refinamento técnico.
Com a abertura dos portos, era possível a importação de equipamentos que mudariam a aparência das edificações, mesmo que respeitasse o primitivismo das técnicas tradicionais. Por exemplo platibandas, que vinham substituir os beiras, bandeiras nas portas e janelas no lugar das urupemas e gelosias, vasos e figuras de louça do porto marcando as fachas sobre as platibandas, também foi implantado telhado mais elaborados, como o de 4 águas.
Junto com todas essas características, também surgiram as casas de porão alto, uma transição dos velhos sobrados com as casas térreas.
Para solucionar o desnível entre o piso da habitação e o piso do passeio, surgiu