Arquiteto aldo rossi - obras importantes
Aldo Rossi – Teatro del Mondo e Cemitério de San Cataldo
Teoria da Arquiterura
Profª.: Raquel
Alunas: Bruna de Castro Silveira Pamela Pagno Bressan
15 de maio de 2012
Teatro del Mondo:
O teatro é formado por formas prismáticas bastante simples, assim como são seus elementos arquitetônicos. Nele estão a pequena janela quadrada, típica de Rossi, o coroamento triangular, o uso da madeira, e ainda um detalhe alegórico no ápice da cobertura, referente ao mundo.
As proporções são pequenas se considerarmos o projeto de um teatro, mas quando aproximado à cidade de Veneza, com suas edificações estreitas de quatro pisos, suas torres e cúpulas, parece estabelecer uma relação direta de integração proporcional à paisagem. Em seu teatro, Rossi “imita” a parede alta e lisa de muitas edificações venezianas (ou italianas), e, como se se tratasse de um edifício “móvel”, ele cria quatro fachadas alternadamente iguais, para serem vistas de todos os lados, e estabelecerem relações mais facilmente com o contexto.
Era também um farol, uma torre para ver de dentro e ser visto por fora. Poderia também ser um relógio, um campanário, um minarete ou ainda uma das torres do Kremlin. As analogias são ilimitadas. O Teatro del Mondo poderia ser classificado como uma categoria “liberada” de arquitetura, pois poderia estar em todos os contextos.
O “teatro del mondo” foi inspirado numa tradição do século XVIII, e entretanto desaparecida, do teatro flutuante que ancorava na cidade de Veneza, na época do Carnaval.
O edificio foi construído em estrutura metálica e revestido a madeira, quer no interior quer no exterior e suportado por uma plataforma flutuante: uma jangada.
Este foi a grande atracção da bienal e Aldo Rossi referia-se a este projecto como “ um lugar onde a arquitetura termina e o mundo da imaginação começa”.
Cemitério de San Cataldo:
Corresponde à ampliação do cemitério neoclássico