Arquiterura e organização de computadores
Devemos lembrar que os fenômenos elétricos estão sempre ligados à movimentação de elétrons entre os átomos de um material. Os átomos, normalmente, são eletricamente neutros, ou seja, têm o mesmo número de partículas negativas (elétrons) e positivas (prótons). Porém, os elétrons ficam na parte mais externa do átomo, e podem saltar de um átomo para outro. Quando um átomo ganha ou perde elétrons, ele adquire carga positiva (quando perde elétrons) ou carga negativa (quando ganha elétrons).
Elétrons Núcleo
Prótons
Figura 1. Átomo
Analisando então o estado dos átomos que formam um corpo, podemos dizer que o corpo está eletricamente neutro, ou carregado negativamente, ou carregado positivamente. A intensidade com que um corpo está carregado é chamada de potencial elétrico do corpo.
Quando temos uma diferença de potencial elétrico entre dois pontos, existe uma tendência natural de os elétrons moverem-se do ponto de potencial negativo (que tem mais elétrons) para o ponto de potencial positivo (que tem menos elétrons), até que os dois pontos fiquem com o mesmo potencial.
Assim, quanto maior a diferença de potencial entre dois pontos, maior será a tendência dos elétrons movimentarem-se de um para o outro, buscando o equilíbrio. A diferença de potencial entre dois corpos é chamada de tensão elétrica.
Porém, para os elétrons movimentarem-se entre os pontos, é preciso haver um caminho que os interligue. E esse caminho deve ser constituído de um material que permita a circulação dos elétrons.
Ou seja, o material entre esses pontos deve permitir a circulação de elétrons. Quanto maior a dificuldade enfrentada pelos elétrons para fluírem por um material, maior é a resistência elétrica do material. Podemos definir então materiais isolantes e condutores de eletricidade, ou seja, materiais que facilitam ou não facilitam o fluxo de elétrons.
Materiais Isolantes: - Não facilitam o fluxo de