Arquiterura de Computadores Resumo
Turma:
FAI.BL03.TUTORIA
Disciplina:
Organização e Arquitetura de Sistemas
Professor:
ALEXSSANDER CARVALHO NEVES
Aluno: MARCOS GONÇALVES DE OLIVEIRA
Matrícula: 1419434-4
Data: 10/04/15
Avaliação Final
TAP de OAS
I. A evolução histórica das tecnologias de computadores. A história demonstra que a humanidade buscou aprimorar suas técnicas de cálculo desde que esta prática tornou-se a base para produção de informação, à partir de outras coletadas do meio de interesse. Trata-se do conceito de processamento de dados, que transforma a informação de entrada, chamada de "dado", em informação de saída, chamada de "resultado" ou "informação", por meio do cálculo. O Homem contou com equipamentos criados que automatizassem o trabalho de processar, reduzindo a margem de erro e acelerando a obtenção de resultados, acompanhando a evolução tecnológica da eletrônica e da mecânica, principalmente. Os primeiros computadores eram mecânicos, como relacionados a seguir: ábaco: Como instrumento mais básico para o cálculo, baseava-se em pedras dispostas em várias fileiras. Como "pedra" era conhecida como "cálculo", fazer contas manipulando as pedras deste equipamento deu sentido ao ato de calcular. Seu uso é totalmente manual.
Pascaline: A primeira calculadora mecânica criada em 1642 por Blaise Pascal, que o fez para auxiliar seu pai na coleta de impostos. Era um contador mecânico que realizava operações aritméticas de soma e subtração através de rodas e engrenagens dentadas. Também era possível realizar operações de multiplicação e divisão, como consequência daquelas outras. Destaca-se por duas inovações tecnológicas: aceita o recurso de "vai um" nas adições e "mais um" nas subtrações (chamadas de "complementos").
Máquinas de Babbage: Já no século XIX, Charles Babbage, matemático e engenheiro, criou seu modelo de computador em duas versões: a máquina de