arquitectura vernacular
Introdução
No presente trabalho, irá ser tratado o assunto da arquitectura de vernacular e bdas tecnologias de construcao. Onde será abordado sobre os materiais e as técnicas usadas, as vantagens e desvantagens e serão ilustrados alguns edifícios feito a partir desta arquitectura.
Antes de aprofundar o tema, será necessário definir esta arquitectura.
Arquitectura vernacular é todo o tipo de arquitectura que se empregam materiais e recursos do próprio ambiente em que se erguerá o edificado. Caracteriza-se por ser mais económico e mais ecológico.
Arquitectura de terra
Quando faz-se o uso de técnicas de moldar a terra crua (matéria prima) para construções, está patente a Arquitectura de Terra.
A prática da arquitectura de terra é feita desde a época das primeiras civilizações da África e do Médio Oriente. As técnicas destes povos foram usadas pelos colonizadores europeus, quando tinham a intenção de construir as casas nos territórios que iam ocupando (século XV). Mas as mesmas técnicas, se espalharam para outros cantos do mundo através dos escravos que as dominavam.
Técnicas e Materiais Usados
Taipa: Corresponde a um processo de compressão da terra devidamente preparada, em moldes denominados “taipais” com tamanhos relativamente grandes, construindo por justaposição local, das paredes sobre as quais se pode assentar uma cobertura.
Taipa de Pilão
É a técnica de construção mais antiga com terra crua;
É um sistema rudimentar de construção de muros, paredes internas e externas;
A técnica consiste em comprimir a terra em formas de madeira no formato de uma grande caixa (ou taipal), onde o material a ser socado é disposto em camadas de 15 cm de altura (que serão reduzidas a metade pelo processo de pilagem). Quando a terra atinge dois terços da altura do taipal, recebe, transversalmente, pequenos paus envolvidos em folhas grandes (folhas de bananeiras), produzindo orifícios cilíndricos que permitem o ancoramento do taipal em nova