Arquitectura Paleocrist

1774 palavras 8 páginas
Arquitectura paleocristã

ARQUITECTURA E ARTE PALEOCRISTÃ HISTORIAL -no tempo de Nero. Supõem-se que esse imperador tenha ordenado, no ano de 64, que se incendia Roma para depois culpar os cristãos.
-Em vários períodos posteriores, os cristãos foram tratados como inimigos públicos, pois não queriam participar no culto imperial. Muitos sofreram na arena do circo uma morte sangrenta na luta contra as feras.
-As outras razões que impediram a liberdade desta arte foram.
- Restrições do Antigo Testamento à idolatria
- Religião era maioritariamente representada pelas classes sociais mais desfavorecidas • em finais do séc. III quando as invasões bárbaras fragilizam o Império. Com o objectivo de restaurar a unidade moral, certos imperadores como Décio, Valeriano e Galério ordenam a perseguição sistemática dos cristãos, considerados subversivos.
• De 305 a 313, as perseguições alternam com éditos de tolerância, pois a clientela Cristã torna-se o prémio das lutas pelo poder, que os senhores de um império dividido em quatro partes travavam entre si A Morte do Paganismo Constantino elimina Licinio, inaugurando uma política favorável aos Cristãos., em 324, promulga a liberdade de culto e são postos entraves aos cultos pagão e judaico, os bens confiscados são restituídos, os sacerdotes usufruem de um regime de excepção.
-O triunfo oficial do Cristianismo marca a paisagem urbana com a construção de igrejas públicas monumentais que recuperam o plano com várias naves das "Basílicas" judiciárias.
-A corte, e a aristocracia, são conquistadas pela Fé Cristã. No Séc. IV, que vê o Imperador abraçar oficialmente a nova religião,
-O encerramento dos Templos Pagãos é inevitável ao Paganismo, inicia-se uma política repressiva, as últimas festas pagãs têm lugar na Grécia, em 394 - 396. Arte A Arte Paleocristã foi o conjunto de manifestações artísticas dos primeiros cristãos, que decorreram aproximadamente entre o ano 200 e o séc. VI da Era Cristã,

Relacionados