Arqui
VINÍCIUS RODRIGUES AMARAL
METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO:
O REINADO DE SAUL, DAVI E SALOMÃO
Teófilo Otoni/MG
Abril 2013
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
VINÍCIUS RODRIGUES AMARAL
O REINADO DE SAUL, DAVI E SALOMÃO
Trabalho apresentado à disciplina Metodologia do Trabalho Acadêmico do curso Livre em Teologia, Instituto Teológico Quadrangular, como requisito parcial para conclusão da disciplina.
Prof. Pra. Samira El Hariri
Teófilo Otoni/MG
Abril 2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO1
2 O REINADO DE SAUL2
3 O REINADO DE DAVI3
4 O REINADO DE SALOMÃO4
5 CONCLUSÃO 5
6 REFERÊNCIAS 6
Introdução
Nesse projeto vamos falar sobre o reinado de Saul, Davi e Salomão, primeiramente falaremos sobre o rei Saul suas guerras vitórias e derrotas e a sua origem, onde vamos incluir também o rei Davi que foi de um pequeno jovem pastor de ovelhas a um grande rei segundo o coração de DEUS, que por fim chegaremos ao reinado de Salomão vivendo com toda sua beleza e a sua grande sabedoria que DEUS lhe concedeu, podendo construir um grande templo para que ali ele pudesse desfrutar da glória do grande DEUS.
O Reinado de Saul
Antes de Saul, não se pode definir uma nação israelita. Tratava-se de diversas tribos unidas por laços étnicos e culturais, que se aliavam ou batalhavam entre si de acordo com a conveniência, e eram governadas por juízes, geralmente pessoas de renome que lideravam suas respectivas tribos em combates, e serviam como legisladores em tempo de paz. O elemento religioso judaico, com a crença no Deus único veio trazer uma frágil aliança entre estas tribos em torno do Tabernáculo e da Arca da aliança.
De acordo com o texto bíblico, com o envelhecimento do último juiz Samuel, as tribos israelitas uniram-se para pedir um rei que pudesse guiá-los como havia nas outras nações. Apesar da oposição por parte de Samuel à proposta (já que Deus deveria ser o "único rei" de Israel), este acaba pedindo um sinal