Arquetipo coca e pepsi
2.1 – Arquétipos da Coca-Cola
A marca Coca-Cola tem o inocente como arquétipo, é uma marca com anúncios sempre muito coloridos, atrativos, animações, tudo voltado para a felicidade, utilizando a tempos o slogan “Abra a Felicidade”.
O arquétipo do inocente tem como seu desejo básico a vivencia no paraíso, a meta de ser feliz e tem como dom a fé e o otimismo, características visíveis nos anúncios e áudio visuais da marca. “A promessa básica do inocente é que a vida pode ser o Éden” (Mark; Pearson, 2003, p. 65).
O inocente quer traz à memória a infância sem pensamentos pecaminosos, sem culpa, trazendo a tona o melhor que temos, a pureza de coração e a simplicidade.
Baseando-se também no slogan da marca, podemos afirmar que seu arquétipo é andrógino, a frase não é designada a um público masculino ou feminino, mas sim para todos, onde quem tiver o interesse de se entregar e abrir a felicidade sabe que ela está ao alcance de suas mãos. Segundo Sievert (2003), o texto publicitário que explora o andrógino apela para aspectos da personalidade humana, usando expressões que explorem a dualidade masculino/feminino, sem dar ênfase a um dos lados.
Pode ser encontrado também no slogan da marca o arquétipo do deus Zeus, por tratar-se de uma frase concreta, objetiva e ao mesmo tempo desafiadora.
FIGURA: 01 – Anúncio da Coca-Cola
FIGURA: 02 – Anúncio da Coca-Cola
2.2 – Arquétipos da Pepsi
Grande parte dos anúncios impressos e áudio visual da marca Pepsi tem diferenciais, como simplicidade onde conta-se apenas com o slogan “Pode Ser?”, como também com imagens de pessoas praticante esporte ou optando pela bebida, fazendo uma junção de algumas imagens e do slogan utilizado por ela podemos encontrar o arquétipo do explorador, arquétipo esse que vai em busca de seu paraíso, que tem o desejo de receber uma escolha.
Mark e Pearson (2003), afirmam que o maior desejo do explorador é encontrar liberdade para descobrir quem ele é, sua