Arqueologia Urbana
- os arqueólogos ainda não chegaram a um consenso sobre a definição de arqueologia urbana. É um conceito ambíguo.
- Arqueologia urbana e o seu conceito:
Importância da recuperação da história das cidades- esse resgate não repousa apenas nos arquivos, bibliotecas e no património construído ainda visível. Neste sentido a arqueologia urbana tornou-se um instrumento indispensável da memória urbana.
O conceito de arqueologia urbana não se encontra estabelecido de forma explícita.
O termo abrange processos e projectos muito diversos.
No entanto, assume-se hoje como um ramo autónomo com métodos e objectivos próprios
- as cidades como formas particulares de habitat constituem um dos mais antigos patrimónios da historia da humanidade, onde se sedimentou um vasto universo de vivência que se deu sentido à nossa contemporaneidade.
*arqueologia urbana = actividades arqueológicas realizadas em sítios que no presente se encontram ocupados por aglomerados populacionais.
Centros históricos vs espaços urbanizados (dicotomia entre arq urbna e arq em meio urbano) Não faz sentido destinguir, segundo o professor, visto que centros históricos e espaços urbanizados são sinónimos. Não faz sentido isolar os subúrbios dos centros históricos.
A arqueologia urbana não é necessariamente e apenas o estudo das cidades que se sobrepõem e interpretam. Também contemplam as áreas habitadas nas proximidades das antigas cidades e com elas estritamente relacionada.
Arqueologia da cidade vs arqueologia na cidade
O que é o património arqueológico urbano? Apenas se devem considerar os vestígios que se relacionam directa ou indirectamente com historia da génese e evolução de determinada urbe?
Prevalece o contexto que determina um conjunto particular de procedimentos e problemáticos.
Arqueologia das plantasescavações
Arqueologia das fachadas edifícios
é impossível conceber a arqueologia urbana sem estudar os edifícios.
Evolução da arqueologia urbana no contexto europeu
No