Arqueologia Bíblica
1) O QUE É ARQUEOLOGIA? É a parte da ciência encarregada de estudar os comportamentos do ser humano e suas manifestações sociais e culturais ao longo dos tempos. Para simplificar, podemos dizer que Arqueologia é o ESTUDO DA ANTIGUIDADE.
2) COMO SURGIU A ARQUEOLOGIA?
1. De acordo com os registros disponíveis, as primeiras atividades arqueológicas tiveram lugar entre 1550-1070 a.C., quando os faraós do Egito escavaram a "Esfinge” que datava do período de 2575-2134 a.C. (Reino Antigo).
2. O mais antigo documento disponível escrito sobre escavações arqueológicas está relacionado com Nabonido.
3. Em se tratando da Bíblia, o sumo sacerdote Hilquias encontra o “livro da Lei do Senhor” que estava “perdido”.
4. No início do século XVIII Carlos de Bourbon (rei da Sicília e fundador da Casa de Bourbon) empregou Marcello Venuti para estudar Herculano (cidade vizinha de Pompéia). Foi assim que, pela primeira vez, os artefatos e inscrições descobertos foram estudados de forma mais detalhada.
5. Na América, foi a partir 1784 que surgiram as primeiras iniciativas. Coube a Thomas Jefferson.
6. No período de 1798-1801 d.C., o exército de Napoleão realizou escavações durante sua campanha no Egito. Esta foi considerada a primeira expedição arqueológica no exterior.
7. O início do Século XIX foi marcado por muitas outras expedições arqueológicas, Tais objetos exerciam grande fascínio sobre os antiquários, colecionadores particulares e curadores de museus que pagavam altos preços. 8. Durante a década de 1840, o italiano Paul Emile Botta, escavou o Palácio de Sargão II da Assíria (Isaías 20.1).
9. Anos mais tarde o inglês Sir Henry Austen Layard, tanto procurou que acabou por encontrar Nínive.
10. Outro importante passo foi dado por Christian J. Thomsen e Jens Jacob Asmussen Worsaae (curadores do Museu Nacional da Dinamarca) definiram a necessidade de se estabelecer, de forma bem distinta, os períodos históricos identificados como idade da pedra,