Arq e urb
Curso Superior em Arquitetura e Urbanismo
JAYSON VINÍCIUS
ALLYNE LAÍS
RENATA REIS
RAPHAELA GABIATTI
RENNARA DOS SANTOS
LUIZ PAULO
ADELSON JUNIOR
RCC – RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Anápolis
Novembro de 2012.
JAYSON VINICIUS
ALLYNE LAÍS
RENATA REIS
RAPHAELA GABIATTI
RENNARA DOS SANTOS
LUIZ PAULO
ADELSON JUNIOR
RCC – RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Sistemas Construtivos Vernaculares, como parte de avaliação da 2ª V.A do segundo semestre de 2012; Curso Arquitetura e Urbanismo; Faculdade FAMA; Orientador: Luiz Rosa.
Anápolis
Novembro de 2012.
Sumário
INTRODUÇÃO 4
1. HISTÓRICO DOS RESÍDUOS 5
1.1 A CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL 5
2. O CONAMA E AS CLASSES DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL 7
3. CONCLUSÃO 8
4. BIBLIOGRAFIA 8
Introdução
O desperdício de material gerado de entulhos da construção civil é algo a ser pensado e vem sendo o feito. O reflexo desse descarte causa prejuízos a população e construtoras, pois ocasionalmente gera entulhos e custos além dos previamente calculados em uma construção, tais como remanejo desse entulho e o custo envolvido em tal operação.
O intuito deste trabalho foi divulgar os RCCs – Resíduos da Construção Civil – como forma de enfatizar a reutilização desses materiais em seus variados tipos e classificações junto ao CONAMA, visando a economia de material com sua reciclagem bem como preservação do meio ambiente e redução de custos através de re-usos de matérias primas que consequentemente gera novos recursos e possivelmente abre mercado para novas áreas de trabalho.
1. Histórico dos Resíduos
Desde os primeiros construtores e suas construções artesanais, já havia uma grande quantidade de entulhos, embora minerais, que criaram certa preocupação