Arq.urb
Parte superior do formulário DISCIPLINA: CONHECIMENTO E SABER
Suspeita e inquietação como técnicas do saber
Prezado(a) Estudante:Na tarefa desta aula você deverá ler o material da aula anterior, sobre SUSPEITA E INQUIETACAO, grifando os autores e autoras que são utilizados como referência para as principais idéias que sustentamos nesta temática: Suspeita e inquietação como técnicas do saber.Após sua leitura, volte a esta tarefa e responda-a, marcando a alternativa correta de acordo com o enunciado de cada questão. Se necessário, volte ao texto; você tem muito tempo para pensar. A atividade vale 0.3 ponto e 4 presenças. Em duplas.
1. Leia o seguinte trecho do texto da aula, e depois responda à questão abaixo:“Ao lado da medicina alopática, considerada oficial, com suas farmácias, hospitais e laboratórios, há uma rede de medicina alternativa, um conhecimento médico não oficial, nem sempre reconhecido, e outras vezes até proibido, mas que pode ser tão ou mais eficaz nos tratamentos de saúde do que os tratamentos convencionais. Pensemos na homeopatia, na acupuntura, na benzedura e, inclusive, na rede de igrejas e religiões que fazem milagres e curas espirituais. É inegável que ao lado da rede de saúde oficial existe uma rede alternativa, com médicos, curandeiros e terapeutas formando um verdadeiro SUS-Espiritual. São conhecimentos perigosos? Por que são proibidos? A quem interessa uma única forma de medicina? Quem está ganhando com isso?”Quanto ao trecho em questão, ele aparece na aula em qual contexto?.a) Das discussões da revolução promovida pelo médico neurologista Sigmund Freud, que propunha um conhecimento alternativo sobre a saúde humana.
b) Das discussões sobre a convivência nem sempre pacífica de teorias oficiais e teorias alternativas na área das ciências médicas.
c) Das discussões sobre a convivência nem sempre pacífica de teorias oficiais e teorias alternativas na área da Teologia e da Religião.
d)