Aromaterapia
Óleo de melaleuca
1 Origem e História
Introdução
Da melaleuca é extraído o óleo aromático com propriedades anti-séptica, que é usado para desinfecções e pequenas curas.
Devido às suas qualidades curativas,o óleo de melaleuca (Tea tree oil) é usado por aborígenes da Austrália há milhares de anos. No uso tradicional as folhas de melaleuca eram esmagadas com lama,resultando em uma pasta que é aplicada no tratamentos de cortes e infecções da pele.
Existem relatos de histórias sobre uma lagoa mágica com poderes medicinais,onde aborígenes se para curar feridas e afecções. Este local,na verdade, tratava-se apenas de um alagadiço onde caiam as folhas de melaleuca possibilitando banhos com suas propriedades medicinais.
Embora o óleo de melaleuca seja utilizados por povos da Oceania desde tempos remotos,o uso só foi registrado oficilamente na década de 1920,quanto as analises efetuadas comprovaram a sua eficácia.
Durante a Segunda Guerra Mundial ,os soldados Australianos usavam-no como desinfetante de ferimentos provocados na pele.
Partes do óleo ( Composição )
Suas composição: Terpenos: 79,8% . É deles que vem as propriedades terapêuticas principais;
Citronela: 36,67%
Lumoneno:0,58%
Geraniol:25,05%.
Usos Terapêuticos
No tratamento de cavidade oral,nariz e garganta,sangramento de gengivas,mau-hálito, e infecções de garganta. Dor de dente e aftas,congestão nasal e sinusites.
Aplicação na podologia
Os pés são a base do corpo,ficando sujeitos a uma enorme tensão e desgaste. Os pés são composto de elementos estruturados rígidos(26 ossos) articulados com maior ou menor grau de movimento,elementos de união passivos (ligamentos) e ativos(músculos).
Quando sadios,os pés garantem a sustentação e o deslocamento do nosso corpo e são,portanto,fundamentais na locomoção,sustentação e equilíbrio do