Aromaterapia
A Aromaterapia assenta no princípio elevado de ajudar o ser humano a redescobrir a saúde, encaminhando cada indivíduo num processo de autocura, assente nos preceitos de saúde universais e nas técnicas aromaterapêuticas.
Trata-se de uma ciência terapêutica complementar que utiliza o poder curativo dos óleos essenciais para o tratamento de diversos distúrbios de ordem física, mental, emocional e energética. A Aromaterapia respeita o conceito holístico de saúde, associando sempre a mente ao corpo.
Desta forma, os princípios activos dos óleos essenciais conseguem actuar, não só sobre o nosso estado fisiológico, mas também sobre o emocional.
Definições Técnicas
Planta Aromática
Planta, que contém moléculas aromáticas num ou vários dos seus orgãos produtores: folhas, frutos, sementes, casca, raízes, pétalas.
Poderá ser destilada se as possuir em quantidades suficientes.
Essência
Substância aromática volátil presente nos orgãos produtores de uma planta. Tecnicamente, devemos usar a palavra essência quando a queremos associar ao interior de uma planta antes de ser destilada.
A essência é extraída por Prensagem/Expressão no que diz respeito aos Citrinos (Bergamota, Limão, Laranja, Tangerina, Toranja).
Por isso, termos que dizer essência de Limão e não óleo essencial de Limão.
Hidrolato Água obtida como subproduto do processo de destilação de plantas aromáticas. O produto principal da destilação é o óleo essencial. Entretanto, com ele sai também água com uma pequena fracção de óleo essencial consigo, numa percentagem em torno de 5%. Suave e seguro para utilizar directamente na pele, em termos históricos, o hidrolato coresponde às águas florais.
Óleo essencial
O óleo essencial é um princípio activo natural, cuja extracção é obtida de plantas aromáticas provenientes de certas famílias botânicas, resultando num concentrado potente, volátil e odorífico dos princípios activos contidos na planta.
Resulta da destilação da