ARMINIANISMO VS CALVINISMO
DEPRAVAÇÃO TOTAL VS LIVRE ARBÍTRIO/DEPRAVAÇÃO PARCIAL
1 – Calvino dizia que o homem é completamente depravado, que perdeu a capacidade de optar pelo bem após pecar, e agora o mal toma conta de seu ser, ou seja, o homem não mais consegue optar pelo bem, não tem mais vontade de querer Deus, não pode querer a Deus por si próprio. Armínio dizia que o homem não é completamente depravado, mas sim parcialmente, o homem morreu ESPIRITUALMENTE, mas ainda é um homem com as capacidades que Deus o fez ter, de fato espiritualmente não existe mais vida no homem com a presença do pecado, mas o homem tem a possibilidade de escolher seguir a Deus, ou rejeitá-lO, com a queda de Adão e Eva, todos os seres humanos passam a conhecer o bem e o mal, todos podem escolher fazer o bem ou o mal, os nossos olhos se abriram (Gn. 3:22). E com a morte de Jesus nos foi dada a opção de salvação, a todos os seres humanos, podendo assim o homem aceitar ou rejeitar a salvação divina. (Jo. 3:16).
Em Gênesis 4:7, o próprio Deus diz ao homem:
“Gn. 4:7 –” Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo”.
Gênesis 4:7 é um exemplo de que o homem não foi completamente depravado, de que depende dele a escolha entre o bem e o mal, o homem deve dominar o mal que é o pecado, e deve praticar o bem.
“Jo. 5:24” - Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.
Na passagem supracitada, Jesus deixa claro que quem crer será salvo. Ele diz que depende da atitude humana. Deus é soberano e o homem é responsável.
PERGUNTAS:
1 – Se a capacidade de quer seguir a Deus foi destruída, por que o próprio Deus diz que quem ESCOLHER crer na palavra dele será salvo?
2 – Por que Deus disse a Caim que se ele fizesse o bem, (Gn. 4:7), seria aceito se o homem