Armazenar vinhos
Para um bom armazenamento dos vinhos tintos o ideal é que fiquem em uma temperatura de 14° a 18°C, para os vinhos brancos de 10° a 12°C, porém se em sua adega houver os dois tipos, é aconselhável fazer uma média entre 10° e 15°C, pois uma temperatura elevada pode causar a expansão das bolhas de ar entre a rolha e o vinho, forçando-o para fora. A queda da temperatura favorece a entrada de oxigênio pela rolha, o que é prejudicial ao vinho.
O ambiente também deve ter certo nível de umidade. Umidade acima de 50% é o ideal para evitar o ressecamento da rolha, evitando a entrada de oxigênio.
Para obter umidade e temperatura adequadas pode-se investir em um gabinete com controle de temperatura e umidade ou usar uma unidade de refrigeração e umidificação para climatizar a adega.
Os vinhos fechados com tampa de rosca ou de plástico não são adequados para envelhecimento.
Não guarde garrafas que deseja manter frescas em locais quentes, pois a alta temperatura promove reações químicas que modificam a composição do vinho, o que pode torná-lo desagradável para o consumo.
Guarde as garrafas deitadas com o gargalo ligeiramente para cima.
Evite a exposição dos vinho à luz. Isso pode deixá-los com um sabor de papelão molhado - condição conhecida como “bouchoné”.
Guarde o vinho em local longe de vibrações, elas podem interferir no processo químico que ocorre durante o envelhecimento.
Procure guardar o vinho longe de odores fortes, como material de pintura e detergentes, pois o vinho pode absorver esses cheiros.
A garrafa deitada mantém a rolha em contato com o vinho, impedindo que ela resseque e permita a entrada do ar que azedaria o vinho. Os vinhos com rolhas sintéticas ou tampa de rosca (screw-cap), podem se guardados em pé, sem problemas.
A luz direta sobre a garrafa de vinhos é extremamente danosa ao vinho.
A variação de temperatura, assim como as altas temperaturas também deterioram o vinho.
Opti – LEES Levedura para