Armazenar pra quê?
Armazenar é ter a reserva de um produto para eventuais acontecimentos como por exemplo, promoções e oscilações de mercado. Dentre outros fatores, tem como missão dar suporte a um nível de serviço, não sendo necessário o produto faltar no mercado, podendo assim por meio de um gerenciamento prestar suporte imediato ao fornecedor. Além disso, por meio da disponibilidade do produto, é possível ter um custo de transporte mais acessível bem como o da mão de obra.
a) Codificação de materiais:
A classificação dos materiais aparece quando se trata de uma produção em série, para que não haja falhas no estoque. A codificação dos materiais vem a ser o segundo passo a partir da classificação. Consiste em atribuir um código representativo (letras e/ou números) ao produto, para que possa ser identificado posteriormente. Por meio da codificação dos materiais é possível simplificar as operações logísticas numa empresa, podendo se ter um controle de estoque e gerenciamento da cadeia de suprimentos.
b) Recebimento:
O conceito básico de recebimento é intermediar tarefas de compras e pagamentos ao fornecedor. As atividades exercidas são:
a. Coordenar e controlar as atividades de recebimento e devolução dos materiais;
b. Analisar a documentação recebida, verificando se a compra esta realizada;
c. Confrontar os volumes declarados na Nota Fiscal e no Manual do Transporte com os volumes a serem efetivamente recebidos;
d. Proceder a conferência visual, verificando condições de embalagem quanto a possíveis avarias na carga transportada e, se for o caso contando as ressalvas de praxe nos respectivos documentos;
e. Proceder a conferência quantitativa e qualitativa dos materiais recebidos;
f. Decidir pela recusa, aceite ou devolução, conforme o caso;
g. Providenciar a regularização da recusa, devolução ou da liberação de pagamento ao fornecedor;
h. Liberar o material desembaraçado para estoque no almoxarifado.
c) Equipamento utilizados em