Armazenamento e manuseio
| |
A armazenagem é a guarda de um determinado estoque considerando as condições do local e serviços agregados como a segurança prestada ao armazenamento. O manuseio é referente às condições de movimentação do insumo ou produto.
A armazenagem se preocupa com o “onde guardar” e o manuseio com o “como manipular o material”, seja dentro do estoque ou durante o transporte. Quem faz estoque necessita de armazenagem, faz-se estoque para administrar a oferta e a demanda; gera custos adcionais e necessidade de espaço para armazenar.
Tecnicamente o papel da armazenagem é gerenciar o estoque e o fluxo de informações geradas a partir da entrada e saída dos insumos/ mercadoria. Há o processo de unitização, que é empilhar várias unidades numa única unidade, o contêiner é uma forma de unitização.
A partir do momento que se retira o produto do estoque armazenado, o mesmo está num processo de saída e manuseio (embalagem, por exemplo). Neste processo há necessidades crescentes de serviço agregados como embalagens de presente, estilo de entrega, entre outros.
Por que criar centros de armazenagem? :
* Reduzir custos de transportes e produção;
* Auxiliar o processo de marketing;
* Compartilhamento de armazéns para diminuir custos;
* Auxiliar processo de produção;
Armazenagem, controle e manuseio de mercadorias são componentes essenciais da logística. Seus custos são elevados. A seleção dos locais onde esse processo será feito está intimamente associada aos custos desse processo.
É conveniente para as organizações alocarem grandes espaços físicos para armazenagem e estocagem? Sabemos que é muito difícil especificar a demanda com precisão, por isso, em muitos casos são necessários à utilização de grande espaço físico. Podemos minimizar esse espaço, fazendo com que nosso estoque seja o mínimo possível, reduzindo-se assim os custos totais em armazenagem.
Os estoques podem servir como redutor dos custos de transportes, pois permite o uso de