armazenamento de pixels
São usados varios formatos diferentes para a representação de imagens em arquivos. Os formatos de imagens sempre vão ter uma forma retangular de pixels, mais conhecido como mapa de pixels. Chamado de mapa de bits, ou melhor: imagens com um bit por pixel.
O trabalho com imagens dentro da multimídia requer muitos cuidados de uma formato adequado para os arquivos de imagem. Veja a seguir as características do formato de imagens são particularmente importantes:
Numero de cores suportadas: uns formatos chegam até 256 cores, e o formato de cor verdadeira chega a 16 m cores;
Resoluções: as resoluções suportadas normalmente são o padrão mais conhecido com VGA o mínimo de 320 x 200; podendo chegar ao topo com milhares de linhas, que são grandes características dos filmes fotográficos;
Popularidade: é melhor que os formatos sejam de grande difusão e, caso se trabalhe em um ambiente heterogêneo ,com varias famílias de computadores,que sejam de padronização aceita pelos vários fabricantes;
Grau de compressão: em pouco minuto formatos de arquivo de imagem, o mapa de pixel sofre algum tipo de compressão,que permite reduzir o tamanho dos arquivos.
Alguns formatos comuns para imagens estática são:
PCX , usado por aplicativos gráficos mais antigos,principalmente do DOS.
GIF , usado para distribuição comercial de imagens com compressão sem perdas;suporta animação, mas tem o limite Maximo de 256 cores,e usa a compressão LZW,que era patenteada.
BMP,que é o padrão do Windows,tipicamente ,não é comprimido ,usando arquivos muito grandes.
TIFF,padrão independente de fabricante para imagens de alta resolução espacial e em cores ;é flexível ,com diversas variantes, algumas das quais não são suportadas por todos os programas;pode usar compressão com ou sem perdas.
JPEG, indicadamente para imagens fotográficas , e usadas nas câmeras digitais em grande maioria,tornou-se um dos formatos mais usados em geral e pode ser com compressão ou