Armazenagem
CONCEITO
Conjunto de funções de recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias-primas, produtos acabados ou semi-acabados.
Porem pelo ponto de vista da logística moderna, podemos definir armazenagem como a gestão econômica do espaço necessário para manter, gerenciar, controlar e distribuir estoques pertencentes à empresa ou a terceiros. Englobando todas as funções de localização, dimensionamento de área, arranjo físico, recuperação de estoque, projeto de docas ou baías de atracação e configuração do armazém.
MISSÃO DA ARMAZENAGEM
Reduzir custos e apresentar a melhor solução para as empresas.
HISTORIA DA ARMAZENAGEM
A armazenagem teve seu surgimento na observação pelo homem da alternância entre períodos de fartura e de escassez e está relacionada com a necessidade de abastecimento dos povos. A armazenagem foi estabelecida no exato momento em que o ser humano primitivo descobriu que podia guardar para uso futuro os produtos excedentes as suas necessidades atuais ou ainda para permuta-los com outros produtos dos quais não dispunha (escambo).
Cerca de 3.000 anos A.C., os egípcios construíram os primeiros depósitos de que se tem notícia, com o objetivo de armazenar os papiros e trigo excedentes, produzidos no fértil Vale do Nilo, para posteriormente carrega-los e trocá-los pelas preciosas madeiras do Líbano.
Já por volta de 190 A.C., era o Império Romano o principal responsável pelo armazenamento no mundo.
A partir de 1860 surgiram os primeiros estrados e as plataformas e armazéns com vários pisos.
Já em 1933 surgiu a empilhadeira capaz de elevar uma tonelada a uma altura máxima de 4,5 metros e os estrados puderam ser empilhados, aproveitando melhor os espaços.
Em 1939 as empilhadeiras passaram a ser movidas pelo motor elétrico, surgiu também nesse ano os paletes de madeira e os primeiros porta paletes.
Então em 1950 surtiu as estruturas portas paletes como são conhecidas hoje. Onde a partir de