Armazenagem Estratégica
Aluna: Adriana
Turma: Logística
Resenha:
Armazenagem
Estratégica
Macaé, 23 de Novembro de 2013
1- Operação de terminais e armazéns
Conceituamos armazenagem, segundo Machline Barbieri, todas as atividades administrativas e operacionais de recebimento, distribuição e controle físico dos materiais estocados.
Na logística de armazenagem vemos dois tipos de armazéns, o tradicional usado apenas como local para armazenar e manter estoques (produção empurrada), e o contemporâneo que combina sortimentos de estoques para atender às necessidades dos clientes (produção puxada). Ambos têm as mesmas funções, o que muda é que os estoques, o tempo de resposta e os custos ficaram menores, enquanto a variedade e o giro de estoque ficaram cada vez maiores, possuindo um controle cada vez mais acurado. Vale lembrar que a necessidade de distribuição, localização e função que terá o armazém é determinada a partir do produto. A armazenagem estratégica é justificada com base no custo e no nível de serviço, onde temos armazéns estrategicamente localizados a fim de reduzir o tempo de reabastecimento e de espera de materiais e peças, um aumento na variedade, maximizando a flexibilidade aliada a TI, colocando-o como parte integrante do JIT em um mercado globalizado. Este tipo de armazenagem traz diversos benefícios econômicos. Entre eles:
* A redução no custo de transportes, utilizando a consolidação da carga a fim de obter-se um recebimento e entregas mais rápidas e o fracionamento da carga, quando distribuímos uma única carga para diversos locais.
* A separação, utilizando o cross-docking, fazendo com que à medida que os produtos são descarregados, os mesmos são separados por destino, proporcionando uma redução no custo de frete.
* A estocagem sazonal, que proporciona lastro de estoque e permite atender a demanda em períodos de sazonalidade.
* E melhorias no processamento de logística reversa com devoluções, reciclagem e