Armand hyppolyte louis fizeau
O método de Roemer, utilizava uma roda dentada girando e uma fonte de luz.
Em 1849 o físico francês Fizeau conseguiu medir a velocidade da luz com boa precisão. Para isto ele usou o dispositivo mostrado na figura acima. Um feixe de luz incidia sobre uma lâmina de vidro na qual ele era parcialmente refletido, sendo dirigido para um espelho distante, após passar no intervalo entre os dentes de uma roda dentada em rotação. A velocidade da roda era ajustada de tal maneira que o feixe, após se refletir no espelho, voltava para a roda, passando pelo intervalo seguinte da roda. Conhecendo o número de rotações que a roda efetuava por segundo e a distância da roda ao espelho, Fizeau obteve a velocidade da luz. O valor apresentado por ele foi 313.300 km/s. Bem próximo do valor aceito hoje que é 299.792 km/s.
As medidas modernas, de grande precisão, da velocidade da luz, são feitas usando métodos de laboratório, e as experiências mais notáveis foram realizadas por Albert A. Michelson (1852-1931), professor de Física da Universidade de Chicago, Estados Unidos, que mediu a velocidade no ar e no vácuo com extraordinária precisão.
Michelson mediu esta velocidade em uma distância determinada com grande precisão, entre o Monte Wilson e o Monte Santo Antônio, na Califórnia, e seu método esta ilustrado na figura acima
No ano de 1849, os físicos franceses Fizeau e Foucault conseguiram determinar o valor da velocidade da luz usando um experimento feito totalmente na Terra. Eles fizeram uso de uma roda dentada, com 200 dentes, girando com uma frequência de 2.000 rpm, e um espelho colocado a uma distância de vários metros. Foucault usou um espelho em vez de uma roda dentada.
1819 - 1896
Armand Hyppoiyte Louis Fizeau provinha de uma família de posses e aproveitou essa oportunidade para desenvolver o trabalho que mais o empolgava: a pesquisa científica.
Foi o primeiro a medir experimentalmente, com sucesso, a velocidade da luz, em 1849.