armagenagem e trabalho
Curso: Administração
Disciplina: ARMP
ARMAZENAGEM
Armazenagem, manuseio e controle dos produtos são componentes importantes e essenciais do sistema logístico, pois seus custos envolvem elevada porcentagem dos custos totais logísticos de uma empresa. Com isto, focalizando as necessidades de controle e usos alternativos, bem como, seus custos do espaço físico necessário para armazenar materiais.
Os custos de armazenagem devem ser tratados em conjunto com as variáveis que afetam os custos de produção/distribuição, para obtermos o menor custo total logístico. Com isso, buscamos reduzir os custos produtivos, com melhor balanceamento da produção utilizando os estoques que absorvem as flutuações da demanda. Além desse fato, os estoques podem servir como redutor dos custos de transportes, pois permite o uso de quantidades econômicas de transportes, conforme demonstrado na figura abaixo (Pág. 82 livro do Hamilton Pozo):
NECESSIDADES DE ESPAÇOS FÍSICOS
Diante da dificuldade e diversidade de motivos que dificulta a determinação do nível de estoque ideal à empresa tem necessidade de manter estoque diante de : demanda variável, atrasos nos fornecimentos, marketing e outros.
A seguir quatro razões básicas para mantermos espaço físico para armazenagem e manutenção de produtos em estoque:
Reduzir custos de transporte e produção: A estocagem de produtos em diversas localidades tende a reduzir custos de transporte pela compensação nos custos de produção e estocagem. Por conseguinte, os custos totais de fornecimento e distribuição dos produtos podem ser diminuídos.
Coordenação de suprimento e demanda: Empresas que têm produção sazonal com demanda por produtos razoavelmente constantes enfrentam o problema de coordenar seu suprimento com a necessidade de produtos. Indústrias produtoras de vegetais e frutas enlatadas são forçadas a armazenar produção, de modo a atender ao mercado