Armadura Transversal
Considere a viga abaixo solicitada por cargas concentradas iguais e eqüidistantes dos apoios.
Elemento infinitesimal ( no trecho B ) e suas componentes de tensões.
é desprezível sedo, portanto, a tensão principal na direção do eixo da viga.
Elemento infinitesimal ( no trecho C ) e suas componentes de tensões.
As tensões principais e são inclinadas em relação ao eixo da viga e na altura da linha neutra .
Antes do surgimento de fissuras estamos no Estádio e as fórmulas da Resmat são suficientes. Após o surgimento de fissuras, o que caracteriza o Estádio , em conseqüência de atingir a resistência à tração do concreto, as formulas da Resmat já não são suficientes. A análise deve ser sempre feita no Estádio , em virtude da baixa tensão à tração do concreto.
TRELIÇA IDEALIZADA DE MÖRSCH
No método de treliça idealizada por Mörsch imagina-se que após a fissuração o esforço cortante é equilibrado pela associação de bielas comprimidas de concreto e de diagonais tracionadas, acompanhando as trajetórias das tensões principais. Assim sendo deve-se limitaras tensões de compressão nas bielas para que não ocorra o esmagamento do concreto dimensionar os estribos adequadamente para absorver os esforços de tração de cálculo.
As figuras a seguir ilustram a treliça idealizada com estribos inclinados na direção das tensões de tração e estribos verticais.
Observa- se que deve haver um valor máximo de espaçamento para a suficiente costura das fissuras inclinadas.
Originalmente Mörsch admitiu bielas de compressão a 45o em relação ao eixo da viga, acompanhando a inclinação tensões principais na altura da linha neutra, - esta treliça é conhecida como treliça clássica de Mörsch. Por superdimensionar a armadura transversal esta treliça sofreu modificações para poder considerar diferentes inclinações para as bielas de compressão. – surge assim a treliça generalizada de Mörsch.
TRELIÇA GENERELIZADA DE MÖRSCH
Na figura