Armadura Espa adores para armadura
Peças garantem o cobrimento adequado do concreto, evitando desgaste do aço
Os espaçadores são pequenos dispositivos usados para garantir o correto posicionamento das armaduras durante a concretagem de peças de concreto armado ou protendido. São posicionados na parte mais externa da futura peça de concreto para garantir o devido distanciamento entre as fôrmas e o aço das armaduras. O objetivo é garantir o cobrimento mínimo das armaduras, previsto pela norma técnica brasileira NBR 6.118:2007 'Projeto de Estruturas de Concreto - Procedimento', evitando a corrosão do aço pelas intempéries do tempo.
Espaçadores - metálicos, plásticos ou em argamassa - posicionam e mantêm a armadura durante a concretagem, garantindo o cobrimento pelo concreto, evitando exposição e corrosão do aço. Segundo Paulo Bina, diretor da Monobeton, o que dita a escolha é o cronograma e a forma de contratação da equipe de armação. Há espaçadores, como o caranguejo e as pastilhas argamassadas, que podem ser adaptados na própria central de corte e dobra do canteiro. Apesar de mais baratos, diminuem a velocidade da obra. Já peças prontas de fábrica, como espaçadores treliçados, aumentam a produtividade e, dependendo do modelo de contratação da execução das armaduras, podem chegar a um custo final menor.
Certificação
O principal cuidado ao comprar espaçadores é procurar produtos certificados. Para espaçadores plásticos, não há certificação compulsória por parte do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Por isso, é importante procurar produtos testados em laboratórios e certificados voluntariamente pelo fabricante. Quando o produto não é certificado, conta Bina, "é comum chegar a uma obra e ver vários deles quebrados".
PISOS E LAJES
Caranguejo: confeccionados em barras de 10 mm CA 50 ou CA 25. Servem tanto para separar as armaduras negativas das positivas quanto para assegurar a posição da tela superior de lajes projetadas para suportar