Armadilhas Ecologia
Armadilhas:
Armadilha de solo “pitfall”:
1 copo descartável, arame, alicate, papelão. Armadilha luminosa:
3 caixa de leite do tipo longa vida lavada e aberta,
Barbante;
Armadilha de solo Moericke: papelão, formas reutilizadas de isopor coloridas( azul, branca e amarela),
Materiais utilizados em campo:
1 lanterna, formalina a 10 % isca feita de mel e sardinha.
4. PROCEDIMENTOS:
Em laboratório:
● Armadilha de solo do tipo “ pitfall”: cortar pedaços pequenos de arame ( 20 cm) e enrolar em espiral, que servirá como base do suporte, ficando apoiada na base do copo plástico. Da espiral, o arame sobe até pouco acima da borda do copo, onde se devem fazer dobras no formato de um quadrado.
● Armadilha luminosa: Cortar as três caixas de leite deixando uma borda na lateral (1,5 cm), em seguida fazer quatro furos na lateral dois de cada lado e colocar o barbante de forma que as pontas fiquem voltadas para fora.
● Armadilha de solo Moericke : cortar o papelão na mesma medida do isopor , colocar nos dois menores lugares e um no maior de forma que fique rente ao chão.
No campo:
Armadilha de pitfall: Retirar a serrapilheira do solo e cavar um buraco de forma que a borda do copo fique no mesmo nível do solo e enterrar as armadilhas em distancias regulares. Colocar a solução de formalina 10 % dentro do copo deixando sem atingir a borda .Colocar no suporte da armadilha a isca feita e deixar no local durante uma semana. A armadilha foi posta perto do canavial próximas da PUCC I.
Armadilha luminosa: fixar as armadilhas em postes diferentes o mais alto possível próximos a luz preencher as armadilhas com formalina 10% e a isca. A armadilha foi posta nos postes dentro do campus I da PUCC.
Armadilha de Moericke: Retirar a serapilheira do solo e colocar a armadilha junto ao solo que facilite o acesso dos insetos, preenche-la por solução de formalina a 10 % e a isca. Deixar no local por uma semana. A armadilha foi posta na mata do campus I da