Aristóteles
RESUMO SOBRE ARISTÓTELES
Resumo entregue à professora Christiani Margareth de M. para obtenção do 1° crédito na disciplina de História da Filosofia Antiga II.
ILHÉUS-BAHIA
2013
Aristóteles nasceu em Estagira, no norte da Grécia em 384 a.C. Em 367, com dezessete anos de idade entra na academia de Platão (428-348 a.C.), em Atenas. Durante os vinte anos que ficou na academia escreveu os diálogos baseando-se no modelo dos diálogos platônicos. Os mais conhecidos são o Eudemo, o Protréptico, e o diálogo Sobre a filosofia. Em 334 a.C. Aristóteles fundou uma escola instalada no jardim consagrado a Apolo Lício, onde ele deu cursos de dialética, de física, de filosofia primeira, de ciência política, de retórica e de poética. Aristóteles morreu em 322 a.C. na ilha de Eubeia em Chalcis.
O corpus aristotelicum, constitui textos dos cursos de Aristóteles, que, na segunda metade do século I a.C., foram editados por Andronicus de Rhodes. Este corpus compreende as seguintes obras: de lógica, de física, de psicologia, de biologia, de filosofia primeira, de ética, de política, retórica e poética.
Lógica e dialética
Aristóteles é considerado o inventor da lógica, compreendida como a ciência que estuda as leis do pensamento (logos). Os tratados de lógica cujo conjunto recebeu denominação de Organon, já que para Aristóteles a lógica não seria parte integrante da ciência e da filosofia, mas um instrumento que elas utilizam em sua construção. O Organon inclui o tratado das Categorias, que distingue as realidades que existem em si mesmas, essas Categorias estudam os elementos do discurso, os termos da linguagem; Sobre interpretação, que trata do juízo e da preposição; os Analíticos (Primeiros e Segundos), que se ocupam do raciocínio formal (silogismo) e a demonstração científica; nos Tópicos Aristóteles expõe um método de argumentação geral, aplicada em todos os setores, tanto nos discursos práticos quanto no