Aristóteles
É uma palavra com origem grega que significa "o que está além da física". É uma doutrina que busca o conhecimento da essência das coisas.Foi o nome dado a um conjunto de obras resgatadas ,na sua metafísica Aristóteles buscou investigar o “ser enquanto ser”. Significa que buscou entender o que tornava as coisas o que elas são.
Partindo do ponto de que Platão afirmava a existência de dois mundos: aquele que é tomado por nossos sentidos ,sendo assim o mundo concreto que esta em constante mudança e um outro abstrato o mundo das ideias imutável independente do tempo e do espaço que alcançamos somente pelo intelecto.Para Aristóteles só existe um único mundo que é este em que vivemos ,ele defendia que para ter conhecimento é necessário que se tenha experiência sensorial.De uma forma geral a teoria de Aristóteles vem a ser uma resposta a de seu mestre.Como dizer de maneira verdadeira que o mundo físico é material ,sem recorrer ao mundo das ideias e das belas formas que dá origem a materialidade?É preciso primeiro demonstrar que o objeto da física é um ser real e verdadeiro e isso é tarefa da Filosofia Primeira .
O mundo físico é material
Todo mundo físico tem materia ."Conhecer é conhecer as causas.O conhecimento da coisa,está no que causa a coisa, conhecendo o que causa a coisa eis que eu conheço a própria coisa".
As causas primeiras são aquelas que explicam o que é a essência ,e também a origem e o motivo da existência de uma essência. As causas primeiras nos dizem o que é, como é, e para que é uma essência.
São quatro as causas primeiras:
1. - Causa material: aquilo do que a coisa é feita.
2. - Causa formal: é a coisa em si , em sua forma.
3. - Causa eficiente: aquilo que dá origem a coisa feita.
4. - Causa final: seria a função para a qual a coisa foi feita
Segue exemplo: Imagine uma escultura: Mármore -material Alexandre-forma Memória-eficiente