Aristóteles Vida e Obra
VIDA E OBRA
A VIDA DE ARISTÓTELES
Muitas pessoas realizaram feitos durante sua existência que os tornaram famosos e conhecidos em sua época, mas, com o tempo foram esquecidos pela maioria e mais tarde por todos. São poucos os que conseguem ser lembrados depois de tantos anos após a sua morte, e mesmo assim continuam sendo lembrados por suas descobertas e maneira de abordar algum assunto.
Diferente de Sócrates e Platão, Aristóteles nasceu (384 a.C) em Estagira, na Macedônia (na verdade uma cidade grega). Era filho de Nicômaco, um corajoso médico e amigo do rei Amintas II, pai de Felipe.
Por volta dos dezoito anos Aristóteles, parte para Atenas, atraído pela intensa vida cultural da cidade e onde teria oportunidade para prosseguir com seus estudos.
Naquela época duas grandes instituições educacionais disputavam em Atenas a preferência dos jovens. De um lado Isócrates seguindo a trilha sofista, apresentava a proposta de desenvolver no educando a capacidade de lidar com assuntos políticos, capaz de emitir opiniões sobre coisas úteis, a arte de convencer o público através da palavra.
Platão “mostrava a seus discípulos que a atividade humana, desde que pretendesse ser correta e responsável não poderia ser norteada por valores instáveis, formulados segundo o relativismo e a diversidade das opiniões”, mas sim na investigação científica, “fundada na realidade”.
Aristóteles opta por entrar na Academia de Platão, mesmo que não