Aristóteles & Platão
PROF. MARCIA NOBRE
PLATÃO & ARISTÓTELES
Trabalho de pesquisa apresentado pelo grupo de alunos, apedido da disciplina de filosofia da turma 3MA do turno matutino.
Simões Filho-BA
(2014)
Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon
Data: 05/08/2014
Turma: 3MA Turno: Matutino
Professora: Márcia Nobre
Disciplina: Filosofia
Componentes: Andresa Barreto, Adenil Carneiro, Daleth Carvalho, Mary Elena Vieira, Pedro Ribeiro e Jaqueline Oliveira.
PLATÃO & ARISTÓTELES
Simões Filho-BA
(2014)
Aristóteles
Filósofo grego, Aristóteles (384 - 322 a.C.), nasceu em Estágira, colônia de origem jônica encravada no reino da Macedônia. Filho de Nicômaco, médico do rei Amintas, gozou de circunstâncias favoráveis para seus estudos.
Com cerca de 16 ou 17 anos partiu para Atenas, maior centro intelectual e artístico da Grécia. Como muitos outros jovens da época, foi para lá prosseguir os estudos. Duas grandes instituições disputavam a preferência dos jovens: a escola de Isócrates, que visava preparar o aluno para a vida política, e Platão e sua academia, com preferência à ciência (episteme) como fundamento da realidade. Apesar do aviso de que, quem não conhecesse Geometria ali não deveria entrar, Aristóteles decidiu-se pela academia platônica e nela permaneceram vinte anos, até a morte de Platão, no primeiro ano da 108a olimpíada. Em 347 com a morte de Platão, a direção da Academia passa a Espeusipo que começou a dar ao estudo acadêmico da filosofia um viés matemático que Aristóteles (segundo opinião geral, um não matemático) considerou inadequado , assim Aristóteles deixa Atenas e se dirige, provavelmente, primeiro a Atarneu convidado pelo tirano Hérmias e em seguida a Assos, cidade que fora doada pelo tirano aos platônicos Erasto e Corisco, pelas boas leis que lhe haviam preparado e que