Aristoteles
Gabriela Samara Sehn, n° 9
A metafísica de
Aristóteles
São Paulo – SP
2015
Índice:
1. Introdução 5
2. Desenvolvimento 7
3. Considerações finais 11
4. Bibliografia 13
Introdução:
Metafísica é a ciência que investiga as leis do universo em relação à matéria e energia, que segundo Aristóteles, são fundamentais na filosofia.
Essa investigação fundamenta todas as ciências particulares, através de uma natureza primária do ser: a filosofia. Metafísica trata-se de uma série de livros conduzidos por Andrônico de Rodes após a morte de Aristóteles. O termo não é citado em nenhum livro, pois usa-se a expressão “filosofia primeira”.
É uma de suas principais obras, pois não é apenas uma investigação de qualquer ser, mas sim do ser enquanto ser geral. Ou seja, “o que pode ser afirmado sobre qualquer coisa que existe por causa de sua existência e não por causa de algum atributo que essa coisa tenha.”
A obra também conta sobre os objetos matemáticos e de Deus, estuda o inteiro e completo. O geral. Ignora-se as partes de um todo, pois o foco é o que estas produz. Quem acredita que só há existência do que existe no mundo sensível e que este é exclusivamente material se engana, pois há um “ser inteiro”.
Aristóteles define as quatro causas das coisas:
Causa formal
Causa material
Causa eficiente
Causa final
Desenvolvimento:
“A história da filosofia não se inicia com Aristóteles, mas a historiografia da filosofia sim.”
Aristóteles foi o primeiro filósofo que estudou seus antecessores e os criticou. No seu primeiro livro da Metafísica, resume os ensinamentos de filósofos passados e