Aristoteles
NOBERTO BOBBIO
Obras citadas : A Política livro 3 e 4 - descreve e classifica as formas de governo. livro 1 - trata da origem do Estado. livro 2 - critica as teorias políticas anteriores , em especial a teoria platônica. livro 5 - trata das passagens de governo de uma forma para outra. livro 6 - estuda em particular a democracia e a oligarquia. livro 7 e 8 - trata das melhores formas de constituição. Aristóteles em vez de “criar” modelos, estuda as existentes.
Os governos bons são aqueles que visam o bem comum.
Os critérios aristotélicos são : quem governa e como governa.
Livro 3
O termo para designar formas de governo é a
Politéia que é igual a constituição, que é a estrutura que dá ordem à cidade, determinando o funcionamento de todos os cargos públicos e sobretudo da autoridade soberana. Hoje quando queremos usar uma palavra grega para indicar o governo de muitos dizemos “poliarquia”.
As Formas de Governo
- Formas puras:
Monarquia: governo de um só homem, de caráter hereditário ou perpétuo, que visa o bem comum, como a obediência as leis e às tradições.
Formas puras:
Aristocracia: governo dos melhores homens da república, selecionados pelo consenso dos seus cidadãos e que governa a cidade procurando o beneficio de toda a coletividade.
Formas puras:
Politia: governo do povo, da maioria, que exerce o respeito às leis e que beneficia todos os cidadãos indistintamente, sem fazer nenhum tipo de discriminação.
Formas pervertidas:
Tirania: governo de um só homem que ascende ao poder por meios ilegais, violentos e ilegítimos e que governa pela intimidação, manipulação ou pela aberta repressão, infringindo constantemente as leis e a tradição.
Formas pervertidas:
Oligarquia: governo de um grupo economicamente poderoso que rege os destinos da cidade, procurando favorecer a facção que se encontra no poder em detrimento dos demais.
Formas pervertidas:
Democracia: governo do povo, da maioria, que exerce o poder favorecendo preferencialmente os