Aristoteles
Disciplina: Biologia
Prof°: Hygor Jonies
Aluno:David Mateus Silvestre da Costa
Classificação de Aristóteles e Lineu Os sistemas de classificação surgiram para organizar o conhecimento registrado. Aristóteles desenvolveu um sistema filosófico baseado em uma concepção rigorosa do Universo. Em seus tratados biológicos, apresentou o sistema de classificação dos animais que não se encontrava completo e que, originariamente em número de quatro, foram os seguintes:
1. Gênero
2. Espécie
3. Diferença
4. Propriedade
5. Acidente. Já na Metafísica, Aristóteles dividiu o conhecimento humano em três divisões e as subdividiu como segue:
Desde tempos imemoriais que a classificação dos organismos vivos teve como base a tentativa de organização e simplificação dos sistemas vivos, logo os primeiros sistemas de classificação eram práticos e arbitrários, ou seja, classificava-se de acordo com a utilidade, interesse econômico, etc. Esta classificação era não racional pois agrupavam-se organismos que não apresentavam nenhuma relação apenas porque preenchiam uma determinada propriedade (eram saborosos ou perigosos, por exemplo). Estas classificações são empíricas pois não seguem um raciocínio científico, não utilizam caracteres observáveis pertencentes aos organismos (ser saboroso depende de quem classifica, não é uma propriedade inerente ao organismo, como seria a cor verde, por exemplo), apenas servem necessidades humanas básicas, como a alimentação e a defesa. Aristóteles foi o primeiro naturalista a classificar os organismos vivos de acordo com as suas características morfológicas, anatômicas e fisiológicas, obtendo, nos animais, dois grupos:
• Enaima – animais de sangue vermelho, ovíparos e vivíparos;
• Anaima – animais sem sangue vermelho. Um preconceito introduzido por Aristóteles foi o fato de todos os animais serem móveis e todas as plantas imóveis, fato que se manteve até ao século XVII.A