aristoteles e chico boarque

438 palavras 2 páginas
Texto

‘Ode aos ratos’ Chico Buarque.

Além das teoria da divisão do conhecimento, das quatro causas, entre outras Aristóteles também dizia que as coisas eram definidas a partir do que elas eram de fato, que cada coisa tem sua definição concreta e não abstrata, pois eram feitas a partir do mundo sensível e não do mundo inteligível. Porque para Aristóteles as coisas não eram explicadas através do mundo inteligível.
Na música ‘Ode aos ratos’ o cantor Chico Buarque faz uma comparação do animal rato, como um mendigo. Como por exemplo nesse trecho: “ Saqueador da metrópole, tenaz roedor, de toda esperança, estuporador da ilusão, filho de Deus, meu irmão”, ele faz um referência de como um morador de rua é enxergado pela sociedade. Em relação a politica pode-se dizer que Chico Buarque esta fazendo uma critica o modo de como eles são tratados perante e lei como percebe-se nesse trecho : “Sobrevivente, a chacina e a lei do cão”.
Com base nessa analise podemos perceber que, ha uma relacao entre uma das teorias de Aristoteles com a musica “Ode aos ratos”, no qual quando ele diz que o rato pode ser considerado um mendigo, eh como se ele tivesse usando a teoria de Aristoteles sobre Ato e Potencia, no qual pela a sociedade o morador de rua, tende as como potencia um rato. Outra relacao seria na letra da musica, que em algumas estrofes o cantor caracteriza o animal a partir do que ele eh de fato, uma animal, e nao da apartir da ideia de uma rato, no qual seria o mundo inteligivel.
“Constucao” Chico Buarque
Na cancao de Chico Buarque “Construcao” , ele retrata a historia de homem da baixa classe social, no qual trabalha numa construcao, com diz o propio titulo, tambem pode-se perceber que eh uma homem que sofre com sua vida, quando Chico caracteriza o “andar timido” e compara o sentimento dele com um cimento. Durante a letra, homem acaba morrendo, e o autro tende a mostrar uma indiferencia para a sociedade, por ele ser simples.
Podemos dizer que ha uma relacao com

Relacionados