Aris
A prova de redação compõe 40 (quarenta) pontos do total do Processo Seletivo
Regular. Para que você possa se preparar adequadamente, apresentamos uma relação de temas amplos; dentre eles, um será sorteado pela equipe de elaboradores, para a realização de propostas, inseridas num contexto comunicacional.
Procure, desde já, realizar leituras que possam garantir a elaboração de um texto dissertativo, com pelo menos 25 linhas e no máximo 35, dentro dos temas propostos, cuja organização exigirá a defesa de uma tese, por meio de argumentos consistentes, norteados claramente por um ponto de vista. São avaliados ainda outros aspectos como: adequação e fidelidade ao tema; coesão textual; uso da norma culta; presença de coerência textual.
Temas para a Redação:
1. Meu Projeto de Vida;
2. Economia Regional: agroindústria;
3. Redes Sociais;
4. Violência Urbana;
5. Analfabetismo Funcional no Brasil.
Será atribuída a nota 0 (zero) para Redação nos casos em que o candidato:
a) identificá-la, além da identificação existente; b) escrever com letra ilegível; c) desenvolver em forma de desenho, número ou espaçamento fora do normal entre as palavras; d) escrever a lápis ou qualquer outra cor de caneta, que não seja preta ou azul; e) não atender às tipologias, temas ou propostas sugeridas; e f) desenvolver com acentuada desestruturação textual.
1-
Projeto de vida
Trabalho vai além de ter um emprego. Trabalhar é exercer uma ação no mundo, ação que modifica, mesmo sendo pequena tem valor e transforma.
Durante a nossa vida temos dois nascimentos fundamentais: o primeiro é o nascimento real, no mundo, e, o segundo, é o nascimento para nós mesmos e para a sociedade, que ocorre na adolescência.
No período da infância a criança está muito vinculada aos pais, são eles que pensam, desejam, idealizam e escolhem a vida da criança. Já na adolescênica muitos conflitos ocorrem porque o jovem não aceita mais o que os outros determinam para a