Ari1
Introdução 2
A sintaxe da XML 4
Usar atributos em XML 6
Criar um documento XML válido 8
Exibir a XML na WEB 10
Conclusão 11
Introdução
A característica principal do XML é a extrema organização do conteúdo com a liberdade da definição de tags personalizadas. Esta é a frase que se usa para explicar a vantagem de utilizar a XML, mas primeiro é preciso entender o seu funcionamento.
XML
A XML – eXtensible Markup Language – é uma linguagem de marcadores como a HTML e foi desenhada para descrever dados , a sua grande vantagem é que ela é extensível , ou seja , não estamos limitados a um certo número de tags , e podemos criar as suas próprias tags, assim sendo ela é uma linguagem auto definível . Para descrever os dados a XML usa a DTD – Document Type Definition.
A XML não é uma linguagem que veio para substituir a HTML pois XML foi criada com um objetivo diferente da HTML. Enquanto HTML foi criada para exibir dados e preocupar-se como os dados serão exibidos, a XML foi criada para descrever dados e preocupar-se com o que os dados são. HTML está relacionada com exibir dados enquanto que XML está relacionada em descrever dados.
As tags usadas em documentos HTML e a estrutura dos documentos HTML são predefinidas e o autor de um documento HTML pode usar somente as tags que estão definidas em HTML padrão. Já a XML permite que o autor defina as suas próprias tags e a própria estrutura do seu documento. A utilização de XML vem crescendo dia a dia , mas não devemos pensar que ela será a substituta da HTML , ela será um complemento a HTML e será usada para descrever e estruturar os dados enquanto HTML será usada para formatar e exibir os mesmos dados.
A sintaxe da XML
Vejamos um exemplo de documento XML (vamos dar-lhe o nome de aviso.xml ), e a seguir vamos analisar cada linha de código:
<?xml version="1.0"?>
Esta primeira linha do documento é uma declaração XML e deve sempre ser incluida pois define a versão XML do documento. Neste caso estamos especificando a