arht
Paradigma realizado ou projeto inacabado?
Vicente del Rio e Haroldo Gallo
O texto aborda um dos paradigmas da cultura nacional, o do urbanismo moderno. A maior preocupacao do autor é entender se este foi ou nao um projeto realizado ou inacabado.
Desse modo, todo o tempo ele vai apontar situacoes e dados históricos para o proprio leitor tirar sua conclusoes sobre os fatos.
Ele comeca o texto afirmando que no Brasil, mais do que em muitos outros países, o movimento moderno na arquitetura e no urbanismo foi muito importante. Já na década de vinte, suas expressões construtivas e plásticas marcavam presença no cenário nacional, mas se fundamentou mesmo no senário entre-guerras europeu. Mas foi com o Estado Novo que ele ganharia corpo e consistência, tornando-se este paradigma da cultura nacional, ganhado cada vez mais importancia até seu auge com a contrucao de Brasililia. Serviu para muitas gerações de jovens arquitetos, e ainda deixa marcas em todas as cidades brasileiras.
Já no senário internacional, as ideologias modernistas também inspiraram o Brasil, pela vontade de se construir de uma sociedade mais igualitária, uma busca por uma nova estetica construtiva, da maquina, que acompanhasse a idustrializacao nas cidades. A partir do estado novo essa busca se concretiza com a vida inserida no ambiente urbano ao invez do rual que antes era predominante. Dessa forma, este ideário de transformação e progresso, iria inevitavelmente apoiar-se nas expressões urbanísticas, concretizadas tardiamente se comparadas às expressões arquitetônicas.
Enfim, tanto na arquitetura quanto no urbanismo, atraves do movimento moderno foi possível estabelecer uma identidade que, embora referenciando-se no ideário internacional, soube ter sua identidade.. expressando seus valores seguros e coletivamente assumidos, ao contrário da atual cultura pós-moderna que, com sua dispersão e diversidade de pontos de vista, gera uma constante crise de