Argumentos
Logo;
Portanto;
Por conseguinte;
Portanto;
Por isso;
Consequentemente;
Segue-se que;
Infere-se que;
Concuì-se que; é por essa razão que;
Daí que;
Assim;
Isso prova que;
. A filosofia pode ser definida como um actividade intelectual que procura analisar, compreender e dar respostas para aos enigmas e problemas com que se debate a humanidade e aos quais a ciência não dá resposta .
Cada filósofo sobre estes problemas formula os seus pontos de vista, produzindo afirmações ( teses, teorias) sustentadas num conjunto de razões (argumentos ) credíveis, isto é, susceptíveis de convencer as pessoas da verdade das suas conclusões.
2.A filosofia é nesta perspectiva também uma actividade argumentativa, envolvendo estratégias de persuasão de um dado auditório .
3. Num discurso filosófico podemos encontrar os seguintes elementos: Problema/Questão, Tese, Argumentos, Contra-Argumentos, Refutação dos Contra-Argumentos, Conclusão.
Validade e correcção
Um argumento dedutivo válido é qualquer argumento dedutivo que obedeça às regras da lógica. A definição semântica de argumento dedutivo válido é a seguinte: um argumento dedutivo é válido se, e somente se, nos casos em que as premissas são verdadeiras, a conclusão também é verdadeira.
1. O juízo é a forma central de todo o pensamento, pois todas as actividades mentais conduzem a um dado juízo. As ideias são os materiais com os quais formulamos juízos, e os raciocínios são encadeamentos de juízos que nos conduzem a novos juízos.
2. A proposição é o enunciado de um juízo ou a sua expressão verbal. O juízo é formado por ideias ou conceitos e proposição por termos.