Argumentos contra a liberdade
Vamos imaginar que um dia , uma pessoa vá ao comercio comprar sapatos, e ela escolhe o sapato da melhor marca , mesmo que não o ache o mais bonito.
Nesta situação , será que a pessoa citada acima agiu realmente com a sua livre escolha ? Ou foi determinado a comprar o sapato da melhor marca por um motivo ( da mídia , de outras pessoas ) ?
As pessoas fazem suas escolhas pelo simples fato da sua vontade já estar pré-determinada . Toda escolha possui um motivo. Analisem suas ações e observem se realmente não há motivos para suas escolhas.
Você faz uma escolha porque, por algum motivo, estava determinado a ela. Como há sempre motivos para suas ações , elas necessariamente serão DETERMINADAS.
Assim devemos concorda que : Como há sempre motivos para qualquer ação, logo a vontade não é absolutamente livre.TODA ação com efeito segue-se, necessariamente á de causa anterior.
Caso eu escolha algo, agirei conforme motivos e , portanto, não serei livre. Se não escolher , também não serei livre. Então de qualquer maneira : Não sou livre.
Pensemos agora em outras situações:
Luan é levado a tomar posse sem autorização de um MP4 de um colega. Pedro viu luan pegando o MP4 mas mentiu para o colega dizendo que foi Allan que o pegou.
A ação de Luan e de Pedro foi determinada a acontecer por um motivo anterior. Portanto, se minhas ações são determinadas é claro , que não são produzidas por mim , então não sou livre e , sendo assim , não posso ser responsabilizado. Mas , se minhas ações não são determinadas , então suas causas são aleatórias , e continuarei não podendo ser responsabilizado.
Outro exemplo que contradiz alguns religiosos é o fato de fenômenos naturais acontecerem por fatos determinados anteriormente.
“Chove porque primeiro houve evaporação, depois arrefecimento e condensação de vapor e assim sucessivamente , e não porque algo sobrenatural MANDOU que chovesse . “
Assim , chegamos à conclusão que o