Argumentação e lógica formal
Lógica
É uma ciência que estuda as condições da validade do pensamento, abstraindo-se do seu conteúdo, ou seja, procura explicitar os princípios que estão na base do pensamento coerente, para evitarmos o cometimento de falácias.
Os Níveis da Lógica
Lógica natural/espontânea: é inata e natural ao Homem. É comum a todos nós e é fruto de elementos culturais de cada povo. Brota do facto de o Homem seguir uma ordem incontrolável e impulsiva para chegar ao conhecimento das coisas como são. Diz respeito ao caminho que a razão humana segue para conhecer as coisas. É empírica, prática superficial e acrítica.
Lógica sistemática: exige a aquisição de conhecimentos e técnicas de pensamento que nos permitem desenvolver e aprofundar a razão de forma a evitar as falácias. Opõe-se criticamente ao Senso Comum. Implica o aperfeiçoamento do pensamento, da linguagem e do discurso. É racional, crítica, rigorosa e coerente.
Lógica formal/científica: ciência que nos ajuda a encontrar a verdade, estuda as condições do pensamento válido/verdadeiro de modo a evitarem-se erros lógicos de raciocínio (falácias).
Lógica informal/argumentativa: afirma que tudo é discutível, ou seja, não há ‘’verdade’’, há opiniões, umas mais prováveis que outras. É a ciência que estuda as condições do pensamento válido e verosímil/provável, de forma a evitarmos o cometimento de falácias informais. Falácias: raciocínios inválidos com aparência de correctos.
Sofismas: utilizadas para nos manipular; voluntários e intencionais.
Paralogismos: involuntários e inconscientes.
Importância da Lógica:
A lógica ajuda-nos a pensar melhor, a comunicar de forma mais organizada e organiza logicamente as nossas acções.
Pensamento, Discurso e Acção.
Permite organizar o pensamento com rigor, necessidade e coerência;
Permite organizar o discurso de modo a torna-lo inteligível e permitir a comunicação;
Permite a explicitação de alguns termos ambíguos de modo a torna-los