Argumentação Jurídica
Pode-se conceituar a Oratória como sendo a “arte do bem falar”, ou seja, corresponderia ao “como falar em público” de maneira correta fazendo uso adequado dos gestos, da postura, da voz e ordenação da fala. Com a intenção de informar, influenciar ou entreter os ouvintes.
Qual a importancia da oratória?
Saber explicar uma idéia com clareza e desenvolver um raciocínio de forma linear são características que só contam pontos a favor. Sabe-se que a comunicação é importante, sempre foi e sempre será ao longo dos séculos, uma vez que através da comunicação oral ou gestual mantemos um número maior de contatos diários. Os ambientes também são diversos: profissional, em família e/ou entre amigos.
Analise crítica do texto: A arte da oratória.
O seguinte texto A arte da oratória informa aos leitores, digo, passa aos interlocutores que a oratória esta em todo Brasil, que hoje se projetam na tribuna do júri, aos debates parlamentares que passam na televisão ao publico, protagonizando a política brasileira; assim o gênero literário que constitui importantes meios de convencer, transmitir o conhecimento e expressar idéias e promover, sendo assim a comunicação entre o orador e discurso para seu auditório.
Principais qualidades que deve ter um orador e um texto
Deve primar pela objetividade, pela concisão, pelo estilo simples, despido de ornamentos pelas frases curtas. O orador deve pensar em primeiro lugar na solidez da construção e tanto melhor se, depois disso a solidez revela uma beleza monumental, que não se tinha procurado. Conhecer a arquitetura do discurso, saber constituí-lo segundo os respectivos padrões e, assim, ser capaz de expor o bom direito ai entendimento ao magistrado e agradável ao seu espírito.
FACULDADE PITAGORAS DE IPATINGA
IPATINGA – MG
2013
Alunos: Cláudio Procópio, Glauber Sinval, Tiago
Disciplina: