Argumentacao Tipos De Argumentos 2
DISCIPLINA: Português II
PROFESSORA: Liane Müller
SEMESTRE 2011/1
ARGUMENTAÇÃO
TIPOS DE ARGUMENTOS
1. ARGUMENTO DE AUTORIDADE
É a citação de autores renomados, autoridades num certo domínio do saber, numa área da atividade humana para:
reforçar uma tese, um ponto de vista; criar a imagem de que o falante sabe o que está falando (uma vez que já leu o que pensaram outros autores sobre ele) tornar os autores citados fiadores de veracidade.
O velho Marx tinha razão quando disse: “A religião é o ópio do povo”. Fiéis, no seu fundamentalismo bíblico, encobrem o rosto com o véu do fanatismo e da alienação e ainda acham que tudo não passa de uma tramóia... É lamentável. O neopentecostalismo com a Teologia da Prosperidade não venceu a desilusão do mundo pós-moderno, onde ainda imperam poder, ganância e corrupção. Celmo Antônio de Araújo (VEJA CARTAS, 24/01/07, p.32)
2. ARGUMENTO BASEADO NO CONSENSO
É o argumento construído a partir de um conhecimento tomado como senso comum (consenso), tido como um saber partilhado.
A educação é a base do desenvolvimento.
A família é a base da organização social.
Mas não em:
O brasileiro é um preguiçoso.
A Aids é um castigo de Deus.
Se é verdade que qualquer ato de violência traumatiza o indivíduo em formação, também é válida a tese do limite que deve ser dado ao cidadão, particularmente nos primeiros anos de vida. (Cláudio Janta, ZH, 14/02/06)
3. ARGUMENTO BASEADO EM PROVAS CONCRETAS
É o argumento baseado em fatos comprobatórios (cifras e estatísticas, dados históricos, fatos da experiência cotidiana), os quais devem ser:
pertinentes adequados fidedignos suficientes As eleições de 2006 promoveram, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal uma tímida renovação. Dos 513 deputados eleitos, 278 são parlamentares que conseguiram a reeleição e apenas 235 são