Argilas
Ficha de Trabalho: Deposição de argilas
Material
Quatro tubos de ensaio Copos de 50 ml Esguicho de água Água destilada Espátula Solução aquosa de NaCl (5%) Argila - amostras Vareta Etiquetas
Procedimento 1. Numere os tubos de ensaio de 1 a 4. 2. Adicione ao tubo 1 uma amostra de argila com água destilada, sem agitar em excesso. 3. Misture bem num copo de 50 ml, água destilada e argila, agitando com uma vareta. A solução deverá ficar turva. 4. Transfira a solução anterior para o tubo de ensaio 2. 5. Para o tubo 3 proceda de igual forma ao tubo 1, adicionando água salgada. 6. Para o tubo 4 proceda de igual forma ao tubo 2, adicionando água salgada. 7. Deixar os tubos em repouso e registar os resultados a cada 15 minutos. 8. Ao fim de alguns dias verificar os tubos e a forma como ocorreu a deposição dos sedimentos.
Questões:
1. Apresente os resultados obtidos numa tabela simplificada, descrevendo-os.
2. Sabendo que as partículas de argila estabelecem facilmente ligações com iões, formula uma hipótese que permita explicar os resultados obtidos.
3. Qual o efeito da adição do NaCl na deposição das argilas?
4. Identifica os diferentes factores responsáveis pela deposição das partículas de argila na solução de NaCl.
5. A partir dos factores apontados na pergunta anterior, descreve um “cenário” que corresponda, na medida do possível, a um local de sedimentação.
6. Sabendo que os cursos de água transportam elevadas quantidades de material argiloso em suspensão, explique a intensa deposição que ocorre quando os sedimentos atingem os oceanos (ao nível dos estuários ou deltas).
7. Ao fim de alguns dias ainda é possível verificar algum material em suspensão, mas o material mais grosseiro deposita-se primeiramente. Comente este facto.