Argila
Possivelmente a terra foi o primeiro de todos os remédios, desde que o homem existe.Há milhares de anos atrás já se conheciam e se confiavam nos seus efeitos curativos.
Os conhecimentos da suas propriedades e seus benefícios foram obtidos através de observações das condutas dos animais que feridos ou com mal estar, mergulhavam na lama melhorando as regiões problemáticas.
Numerosas civilizações antigas ( egípcios, chineses, árabes, assírios, babilônios, hindus, e mesmo índios das américas) se beneficiaram das qualidades da argila.
Hipócrates, médico grego, considerado o "Pai da Medicina", freqüentemente utilizava a argila em seus trabalhos e ensinava seus discípulos como usá-la de maneira adequada. O médico e físico Galeno descreveu os efeitos terapêuticos da argila, por isso alguns registros sobre o assunto o referenciam como pai da geoterapia. . Mas foi graças a Gandhi (que também era um adepto) e alguns naturopatas do início do século XX, que importantes registros foram deixados sobre tratamentos com argila.
Enfim, hoje a medicina redescobriu que a geoterapia pode ser usada tanto de modo preventivo como auxiliar no tratamento de doenças.
O que é a Argila? E o porquê das diversas cores?
A argila é formada pela alteração ou metamorfose de certas rochas, formando outras rochas: as rochas sedimentares, compostas de grãos muito finos de silicatos de alumínio, associados a óxidos que lhes dão tonalidades diversas, e pode ser encontrada próxima de rios, muitas vezes formando barrancos nas margens.
De que é composta a Argila?
Apresenta composição rica em sais minerais, como quartzo e mica, acompanhados de magnésio, ferro, feldspato, potássio, sódio e cálcio bastante semelhante à do corpo humano; e ainda titânio, cobre, zinco, alumínio, níquel, manganês e