argentina linguas
Castelhano
O castelhano (castellano) ou espanhol (español) é uma língua românica do grupo ibero-românico que evoluiu a partir de vários dialetos do latim falados no centro-norte da Península Ibérica por volta do século IX. Gradualmente, espalhou-se com a expansão do Reino de Castela (presente no norte da Espanha) para o centro e o sul da Península Ibérica durante a Idade Média.
Charruanas
As Línguas Charruanas formaram um grupo já extinto de línguas que já foram faladas no Uruguai e na província de Entre Ríos na Argentina. Há vestígios da antiga existência dos idiomas charuanos na campanha do Rio Grande do Sul, Brasil.
Quíchua
O quíchua (qhichwa simi ou runa simi), também chamado de quechua ou quéchua, é uma importante família de línguas indígenas da América do Sul, ainda hoje falada por cerca de dez milhões de pessoas de diversos grupos étnicos da Argentina,Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru ao longo dos Andes. Possui vários dialetos inteligíveis entre si. É uma das línguas oficiais de Bolívia, Peru e Equador.
Gestual
A Língua Gestual Argentina (no Brasil: Língua de Sinais Argentina) é a língua gestual usada pela comunidade surda naArgentina. É usada por cerca de 2 milhões de surdos.
Esta língua não é oficial na Argentina e nas salas de aula é frequentemente proibida (os alunos usam-na fora das aulas).
Huarpe
Huarpe (Warpe) é um pequeno grupo de línguas ameríndias faladas outrora na Argentina Central. Consistia de duas línguas muito próximas, por alguns considaredas como dialetos, ambos já extintos, Alyentiyak (Allentiac, Huarpe) e Milykayak (Millcayac).
Puelche
Puelche é uma língua quase extinta falada pelos Puelches na região de La Pampa da Argentina. Também é chamada Gününa Küne, Gennaken (Guenaken), Pehuenche, Northern Tehuelche, Gününa Yajich, Ranquelche, Pampa. Conforme Ethnologue, tem cinco falantes ou já deve ser uma língua extinta.
Toba
Toba é uma Guaicuru falada na América do Sul pelo indígenas Toba. Na Argentina