argamassas
No meio da construção civil, vários materiais predominam com papel fundamental para a realização de obras. O caso das argamassas não é diferente e possui diversas utilidades: serve diretamente para construção de casas, edifícios, impermeabilizarem superfícies, reboco, assentar tijolos e pisos, além de dar acabamento. As argamassas, assim como o concreto, também são moles nas primeiras horas, e endurecem com o tempo, ganhando elevada resistência e durabilidade. Seus principais componentes são: cimento (é um pó fino que, em contato com a água, tem a propriedade de unir firmemente), areia (grãos duros que precisam estar livres de torrões, barro, galhos, folhas) e água (precisa estar limpa para utilização). As argamassas são materiais de construção que tem na sua constituição aglomerantes, agregados minerais e água. Quando recém misturadas, possuem boa plasticidade, enquanto que, quando endurecidas, possuem rigidez, resistência e aderência. Uma boa argamassa deve ter boa resistência mecânica, impermeabilidade, aderência, durabilidade e volume constante. Na escolha da argamassa, essas qualidades são valorizadas. Com o avanço da construção civil cada vez mais está sendo utilizadas as argamassas industrializadas, que a misturas dos componentes secos são feitas em uma planta industrial e o usuário adiciona a quantidade de agua exigida para proceder a mistura no canteiro de obras facilitando muito o trabalho.
Classificação das argamassas
Argamassas para assentamentos de elementos de alvenaria (tijolos, blocos, pedras). São subdivididas em argamassas para alvenaria comum e para alvenaria estrutural.
Argamassas para revestimentos (chapisco, emboço, reboco, massa fina, massa grossa, massa úmida, massa pronta, estuque). São subdivididas em comuns (as que são proporcionadas em obra) e especiais (as adquiridas já dosadas). Argamassas para assentamento de pisos, azulejos, mármores.
Também são