Argamassa
O mercado de argamassas no Brasil é liderado pelas grandes cimenteiras e possuem uma grande variedade de produtos de qualidade e com preços bastante competitivos. Nos últimos anos a argamassa industrializada apresentou uma grande evolução tecnológica.
O que é uma argamassa e do que pode ser composta – propriedades?
A argamassa é composta de aglomerantes, agregados, água e aditivos e o traço varia de acordo com a utilização. As argamassas possuem as seguintes propriedades: plasticidade, aderência, retenção de água, homogeneidade, compacidade, resistência à infiltração, à tração e à compressão e durabilidade.
Qual a função da argamassa e qual sua importância para as edificações?
As argamassas podem ser aplicadas em contrapisos, revestimentos internos e externos, assentamento de alvenaria, assentamento de pedras e cerâmicas, etc.
A função está extremamente ligada à aplicação, por exemplo: as argamassas de assentamento tem a função de unir blocos/tijolos e distribuir uniformemente as cargas e minimizar o impacto de eventuais deformações. No caso de uma argamassa decorativa de fachada (massa raspada) além da função estética, tem a função de proteger a estrutura e impermeabilizar a fachada evitando a entrada de umidade. Já as argamassas de revestimento tem a função de proteger contra intempéries e melhoria das condições termo-acústicas da construção.
Quais os atributos que uma boa argamassa deve apresentar? Do que depende a qualidade de uma boa argamassa?
Os atributos de uma argamassa variam de acordo com sua utilização e dependem do estudo da relação do sistema estrutural x alvenaria x revestimento. Mas, de forma geral podemos dizer que a argamassa de assentamento é mais rígida e com maior resistência a compressão, a argamassa de encunhamento é mais flexível e com maior módulo de deformação; a argamassa de revestimento interno é menos rica em cimento e com filler de cal proporcionando uma melhor