Argamassa
Traço de Argamassa
Walison Nunes Calaço
Turma: Edificações – EDI 01
Turno: Manhã
Fortaleza – CE
20 de Fevereiro de 2015
Sumário
INTRODUÇÃO 3
METODOLOGIA 4
RESULTADOS 5
CONCLUSÃO 6
INTRODUÇÃO
No meio da construção civil, vários matérias predominam com papel fundamental para a realização de obras. O caso das argamassas não é diferente e possui diversas utilidades: serve diretamente para construção de casas, edifícios, impermeabilizarem superfícies, reboco, assentar tijolos e pisos, além de dar acabamento.
As argamassas, assim como o concreto, também são moles nas primeiras horas, e endurecem com o tempo, ganhando elevada resistência e durabilidade. Seus principais componentes são: cimento (é um pó fino que, em contato com a água, tem a propriedade de unir firmemente), areia (grãos duros que precisam estar livres de torrões, barro, galhos, folhas) e água (precisa estar limpa para utilização).
METODOLOGIA
O ensaio foi realizado com o intuito de mostrar o traço de argamassa adequado para reboco. No procedimento foi utilizado 3kg de cimento, 3kg de arisco, 9kg de areia, uma betoneira de 120 litros, peneira 4,8’, água e aditivo.
Depois do peneiramento da areia, pesagem de todos os materiais utilizados, foram todos colocados na betoneira para serem misturados com adição de 2.600 ml de água e 20 ml de aditivo (a adição de aditivo neste traço, com essas quantidades de substâncias, causa perda de água no traço).
RESULTADOS
Vê-se que a aparência da argamassa pronta é densa, no entanto, o resultado obtido não é satisfatório, pois foi usada areia grossa no traço, ao invés de areia fina, deixando também com uma aparência granulosa. A causa do erro foi à escolha errada da peneira para o peneiramento da areia e do arisco, substâncias essenciais para o